INÍCIO

quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

TEPEQUÉM - RORAIMA SUA HISTÓRIA


Hoje a MM Rental  Car aluguel de carros Boa Vista, vem com mais uma super dica especial para nossos clientes e leitores do nosso blog. Você que vem conhecer nosso Estado Roraimense não pode deixar de conhecer um pouco da história do Tepequém lugar incrível que hoje trazemos para vocês. 
O Tepequém deve seu nome a uma origem incerta. Tradicionalmente registra-se que o seu nome é originado das palavras indígenas "Tupã queem" que quer dizer "Deus do fogo" por assim se localizar sobre um vulcão extinto há alguns milhares de anos. Esse vulcão místico e zangado, que queimava as roças das malocas próximas, só foi aplacado com a oferenda de três belas índias virgens, cujas lágrimas se tornaram diamantes. Outras fontes apontam para a figura de Robert Hermmam Schomburgk (1804-1865) que, patrocinado pela Royal Geographical Society em 1830, visava estabelecer os limites do território da colônia inglesa na América do Sul.



Schomburgk usou a palavra “top” para descrever as serras e, para a maior delas ele denominou “serra-rei”, isto é, “Top-king”, que passou a ser, na boca dos caboclos da terra, “Tepe-quém”. É um gigantesco bloco rochoso de forma tabular e litologia predominante arenítica, o que na região denomina-se de tepui (tepuyes), termo indígena do grupo Pemon, usado para denominar as montanhas encontradas na Gran Sabana venezuelana e proximidades, que apresentam forma semelhante a uma mesa.
Também se considera o termo tepui uma variação do top/tepe. A serra localiza-se em uma formação geológica muito antiga que remonta ao pré-cambriano, e que dadas as suas características apresenta uma rica formação mineral, por isso vem desde o século XIX, provocando a curiosidade e a cobiça de muitas expedições.
O tepui localizado no Tepequém tem seu topo cortado por um vale que abriga duas lindas cachoeiras – Paiva e Funil – e é fronteado por três pequenas serras. A mesma cosmogonia macuxi que, explica a existência dos diamantes, traduz que as três pequenas serras simbolizam as três virgens, e que as duas lindas cachoeiras mostram o caminho por onde percorreram suas lágrimas, motivo da alegria dos futuros garimpeiros. Mais Dicas sobre o Tepequém Aqui e Aqui
Quer saber mais sobre essas e outras aventuras em Roraima deixa seu comentário a baixo sobre qual assunto você que ver em nosso blog. E para você que está precisando a alugar um carro em Boa Vista - RR não deixe de conhecer nosso site de reservas http://www.mmalugueldecarroboavista.com.br/ veja as promoções da nossa locadora de carro em Roraima, situada na Rodoviária e com atendimento personalizado no aeroporto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário